sábado, 9 de fevereiro de 2013

Aula 01. Lógica de programação, instruções, algoritmos, fluxogramas e pseudocódigos

Bom dia alunos, nesse primeiro contato o meu objetivo é repassar alguns conceitos que foram abordados em nossa primeira acrescentando mais informações.
Durante esse semestre falaremos sobre Lógica de Programação e a ferramenta de apoio será o Javascript, uma linguagem de script que está voltando a fama com o advento de uma outra tecnologia chamada AJAX.
Essa ferramenta deve ser escrita junto com outra linguagem chamada HTML e serve para dar dinamismo e acrescentar recursos as páginas WEB.
Hoje nós falaremos sobre alguns conceitos básicos de lógica de programação que nos fará entender o que nos espera nesse ano que acabou de começar.
O que é Lógica de Programação?
Para entendermos esse conceito vamos nos apegar a palavra LÓGICA que segundo o dicionário informal encontrado em http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/logica/2581/ significa "a organização coerente e estruturada do pensamento; a capacidade de relacionar as ideias de forma consciente e encadeada do que se desejar expor".Vamos reparar no primeiro conceito que diz sobre a organização coerente e estruturada do pensamento. Esse conceito é o ideal para explicarmos o significado da disciplina, pois essa organização do pensamento, deve ser coerente não para nós humanos, mas sim para a máquina, o computador, que entende as instruções de forma diferente de nós humanos.Quando observamos o segundo conceito podemos entender um pouco sobre o objetivo de nossa disciplina que pretende desenvolver essa capacidade de relacionar idéias de forma consciente e encadeada do que se deseja expor, que no nosso caso é a resolução de um problema proposto. Então podemos resumir o sentido de lógica de programação na seguinte frase:

  • Algoritmo: O que é um algoritmo?



É a capacidade de organizar as idéias de forma coerente para o computador, com o objetivo de se resolver problemas computacionais.

Bonito né? Pois é esse o objetivo de nossa disciplina e é essa capacidade que será desenvolvida em nossa disciplina.
Ok, nesse momento alguém pode estar se perguntando, e qual é a forma coerente para o computador? Qual a diferença da coerência de nós humanos para a máquina? Para respondermos essa pergunta vamos entrar nos primeiros conceitos de Lógica de Programação:


Segundo o nossa amigo dicionário informal, algoritmo é o "Processo de resolução de um problema constituído por uma sequência ordenada e bem definida de passos que, em tempo finito, conduzem à solução do problema ou indicam que, para o mesmo, não existe soluções."

Algoritmo é a raiz de toda a lógica de programação, todas as instruções passadas para o computador deve ser escrita em forma de algoritmo, então quando pensamos em resolver um problema computacional, temos que pensar antes de mais nada em relacionar os passos que são necessários (o que deve ser feito) para resolvermos esse problema, está ficando complicado? Então vamos dar um exemplo:

Imagine que você tenha que fazer alguma atividade corriqueira de seu dia a dia como por exemplo ir para a escola:

Se você estuda de manhã então a primeira coisa que acontecerá é que você:
Será avisado do horário.
Tomará banho
Vestirá uma roupa
Tomará café
Irá para escola

Esse é um algoritmo  genérico e simples para a resolução de um problema que é ir para a escola de manhã cedo. Esse algoritmo pode sofrer variações de acordo com as características de cada um, como por exemplo:
Alguns são acordados pela mãe
Alguns são acordados pelo despertador
Alguns não tomam banho esse horário ( Eca rsrsrsrs)
Alguns não tomam café
Alguns podem ir para escola de onibus
Outros podem ir de carro, ou outro meio de transporte.
Mas enfim, o processo básico, ou o ALGORITMO básico é esse, e é nessa ideia de quebrar a solução de problemas em passos finitos que se baseia todos os nossos esforços em lógica de programação.

Esse algoritmo pode ser expressado de duas maneiras, a linguagem de programação e o pseudocódigo:


  • Pseudocódigo: É uma forma de se expressar mais regrada que a linguagem natural do ser humano e menos rígida que a linguagem de máquina, se trata de uma forma intermediária onde o programador pode ordenar suas idéias e expressá-las para outras pessoas dando maior foco para a resolução do problema do que para a rigidez de uma linguagem de programação. Existem vários tipos de pseudocódigos que podemos utilizar, dentre eles os mais conhecidos são:
    • Português estruturado: Conhecido também como PORTUGOL seria quase uma linguagem de programação porém usando termos de nossa língua portuguesa. Veja um exemplo de Português estruturado simples que tem o objetivo de mostrar uma mensagem na tela escrito OLÁ MUNDO (ele é bem conhecido no meio da programação).
algoritmo OlaMundo

inicio
   escreva("Olá, Mundo!")
fim



    • Fluxograma: Esse pseudocódigo representa algumas instruções básicas para o computador em forma de símbolos (desenhos). Essa forma é bem popular pois não limita o seu uso a pessoas que conhecem o idioma do programador (como acontece no PORTUGOL) portanto atinge muito mais pessoas. Veja o famoso OLA MUNDO agora em Fluxograma.
  • Linguagem de Programação: É a linguagem da forma que o computador entende. Não existe apenas uma (assim como não existe apenas um idioma para os humanos) cada linguagem é executada por um programa diferente e tem suas próprias regras e estruturas. No nosso caso estudaremos o Javascript que é desenvolvido até mesmo no Bloco de Notas do Windows e é executado por qualquer navegador WEB. Vai aí o OLÁ MUNDO em Javascript agora.

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN">
<html>
<head>
<title></title>
<meta name="" content="">
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
alert("OLÁ MUNDO");
</script>
</body>
</html>

VALE SALIENTAR QUE COMO O JAVASCRIPT É EMBUTIDO NO HTML, TEMOS COMANDOS JAVASCRIPT ENTRE AS TAGS <SCRIPT> E </SCRIPT> SENDO OS DEMAIS COMANDOS PERTENCENTES A LINGUAGEM HTML.

Bom, por hoje é só meninos, espero que tenham aproveitado esse texto, abraços e até nosso próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário